top of page
Businessman in Suit

“With a good perspective on history, we can have a better understanding of the past and present, and thus a clear vision of the future." — Carlos Slim Helu

Perfil do investidor

O perfil do investidor é uma classificação que cada investidor ou pessoa que aplica seu dinheiro em um produto de investimento recebe, ligada ao risco que está disposta a assumir com suas aplicações. Em outras palavras: o perfil de investidor define qual tipo de investidor você é. 

 

A Anbima (Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais) define que existem três grandes tipos de perfil do investidor: conservador, moderado e arrojado (ou agressivo). Esses são os três principais perfis trabalhados pelas instituições financeiras.

Conservador

Como o próprio nome sugere, o investidor de perfil conservador tem maior aversão ao risco – isto é, prefere investir seu dinheiro em produtos que apresentem baixo ou nenhum risco. No geral, podemos dizer que o investidor conservador busca receber ganhos reais com o menor risco possível, mesmo que para isso tenha que abrir mão de certa rentabilidade. Nesse sentido, os investimentos de Renda Fixa são os que têm maior afinidade com o perfil conservador – afinal, os riscos apresentados são baixos e existe a “garantia” de uma renda mensal. CDBs, títulos públicos e fundos de renda fixa são alguns dos produtos de investimento preferidos dos investidores dessa categoria.

Moderado

Podemos dizer que o investidor de perfil moderado corre um risco médio em suas aplicações – ele está disposto a assumir riscos um pouco maiores para ter uma rentabilidade também maior; mas, ao mesmo tempo, não abre mão de certa segurança. Por isso, ele investe tanto em renda fixa, mais segura, quanto em outras opções, como fundos multimercados (de médio risco) e até ações. Em outras palavras, ele não é completamente avesso ao risco e aceita assumir parte dele para ganhar mais, mas também se preocupa com sua segurança. Geralmente, os moderados são investidores que já têm maior conhecimento de como funciona o mercado financeiro.

Agressivo

Investidores agressivos ou arrojados estão dispostos a correr riscos para ter maior rentabilidade – e até perder parte de seu patrimônio em nome disso. Em uma carteira de investimentos, a maior parte de suas aplicações está em produtos de renda variável – ações, fundos de ações, opções, entre outros. Uma característica muito importante que investidores agressivos devem ter é inteligência emocional para lidar com possíveis perdas financeiras – além, é claro, de economias ou fontes de renda para lidar com essas situações. Normalmente, se tornam investidores de perfil arrojado aqueles que já têm conhecimento do mercado financeiro e um patrimônio maior, exatamente por conta dessas possíveis perdas.

bottom of page