top of page
Tall Buildings

Debêntures

O seu patrimônio pode render mais.

O que são debêntures?

Debêntures são títulos emitidos por empresas – de capital aberto ou não - com o objetivo de captar recursos para financiarem suas atividades e seus projetos. Esse investimento em renda fixa de médio e longo prazo dá ao investidor o direito de crédito sobre a empresa emissora, recebendo uma taxa de juros que, no caso das debêntures da Lynch Capital, é pré-fixada.

Quem pode investir?

Qualquer pessoa física ou jurídica interessada em compor o seu portfólio de investimentos com uma opção rentável e segura de renda fixa poderá investir nas debêntures da Lynch Capital. 

Vantagens

As debêntures são uma alternativa a mais de investimento em renda fixa. Uma das suas vantagens é que, por envolver um componente de risco adicional (o risco de crédito da empresa emissora), seu retorno costuma ser mais alto para os investidores, se comparado a outros tipos de papéis. Além disso, investir em debêntures possibilita diversificar a carteira, mesmo se a intenção for se manter dentro do espectro da renda fixa. Empresas de diferentes portes, setores e com objetivos distintos emitem esses papéis, o que abre para o investidor um leque amplo de oportunidades. Uma vantagem específica de se investir nas debêntures da Lynch Capital é o fato de que elas possuem alta liquidez, com prazos de carência para o resgate de seu investimento de curtíssimo prazo. Neste caso, se o investidor precisar dos seus recursos e quiser resgatá-los, haverá liquidez.

 

Destinação dos valores investidos

Os valores investidos nas debêntures da Lynch Capital são utilizados pela companhia para adquirir títulos de crédito (recebíveis). O spread obtido na compra destes títulos de crédito é o que remunera o capital do investidor debenturista. Trata-se de uma operação de securitização, na qual os recebíveis adquiridos com o capital do investidor se tornam o lastro e a garantia do próprio investimento. 

 

Custos

Não há custos envolvidos no investimento em debêntures da Lynch Capital. Isso porque ao adquirir nossas debêntures, você está negociando diretamente com o emissor dos títulos, sem intermediários terceiros, ao contrário de quando você investe em debêntures através de bancos ou de corretoras. Estes últimos costumam cobrar comissões, taxas de custódia, taxas de intermediação ou corretagem etc., diminuindo bastante a rentabilidade do seu investimento. 

Tributação

O imposto de renda que incide sobre os rendimentos oriundos do investimento nas debêntures da Lynch Capital segue a chamada tabela regressiva. Por essa tabela, quanto mais longo for o investimento, menor é o imposto a pagar. A alíquota começa em 22,5%, para aplicações de até seis meses ou 180 dias, abaixa para 20% para aplicações entre seis meses e 1 ano, 17,5% para aplicações com prazo superiores a 1 ano e menores que 2 anos, chegando a 15% caso o prazo seja superior a dois anos. É a mesma sequência de alíquotas utilizada na tributação de outros investimentos de renda fixa.

 

Riscos

As debêntures representam um título de dívida de uma empresa privada, logo o principal risco de um investimento em debêntures é o de a empresa emissora ficar insolvente e não ter capacidade de honrar com o pagamento dos rendimentos ou do valor do principal investido. As debêntures possuem, portanto, um risco de crédito que deve ser analisado pelo investidor antes de realizar a compra de qualquer debênture de qualquer emissor. Este risco é muito baixo quando a situação financeira da empresa emissora é boa e quando a mesma goza de alta credibilidade no mercado. Ao contrário de outros investimentos em renda fixa, as debêntures não contam com o seguro do FGC (Fundo Garantidor de Crédito). Esta é uma das razões de se obter um rendimento muito acima da média.

 

Garantias

GARANTIA SUBORDINADA - Na Lynch Capital, os valores obtidos pela companhia oriundos da distribuição de suas debêntures são utilizados na composição da carteira que é garantia das próprias debêntures. Esta carteira é composta por títulos de créditos securitizados (a vencer) de várias empresas e lastreia parte do capital próprio da companhia securitizadora. Este capital é o que chamamos de subordinação e, em caso de perda, o valor do capital próprio serve de colchão para que o investidor fique protegido e para que qualquer situação adversa não prejudique os seus rendimentos e seu capital principal.

 

LASTRO OBRIGATÓRIO –  O lastro é a composição de recebíveis que a securitizadora tem a obrigação de manter em relação a todas as debêntures distribuídas. São créditos que dão segurança ao investidor e que garantem independência às debêntures em relação a qualquer problema de gestão da companhia securitizadora.

Documentação e formalização

O investimento em debêntures funciona como uma aquisição de um título de crédito. O investidor informa à companhia a sua intenção de se tornar um investidor. A companhia securitizadora realiza o cadastro do debenturista e faz a subscrição dos termos de securitização. O investidor recebe sua via do Boletim de Subscrição de Debêntures, que deverá ser assinado digitalmente por ambas as partes. Após a subscrição dos termos de securitização, é feita a integralização do investimento por parte do investidor. Neste momento o investidor faz a transferência dos recursos para a conta da companhia securitizadora. Após a validação do recebimento dos recursos, a empresa deverá emitir um Recibo de Aquisição e Integralização de Debêntures. O investidor pode acompanhar o saldo da sua posição em tempo real através do portal do investidor no próprio site da Lynch Capital e poderá solicitar o resgate do seu investimento de acordo com as regras da série da emissão das debêntures adquiridas.  

 

Indicadores de mercado

Para saber se a rentabilidade oferecida pelas debêntures emitidas pela Lynch Capital é realmente acima da média e se a mesma supera algumas opções de investimento em renda fixa do mercado, deve-se comparar as taxas ofertadas com alguns índices de mercado como SELIC, Poupança, CDI, entre outros. O modelo de remuneração das debêntures da Lynch Capital é um modelo de taxas pré-fixadas, que variam de 1% a 1,4% ao mês, dependendo do valor investido e das séries das debêntures adquiridas. Os investidores que investem valores mais altos, por exemplo, e que por consequência adquirem debêntures da série D, estão recebendo aproximadamente 300% do CDI. Já aqueles investidores que preferem investir valores mais baixos, a partir de R$1.000 e que portanto se enquadram na série A, ainda conseguem rentabilidade excelentes se comparadas a qualquer renda fixa disponível no mercado, chegando a obter rentabilidade acima de 200% do CDI.

Contato

  • Facebook
  • Twitter
  • YouTube
  • Instagram

R. Rio Grande do Norte, 1435 . 15º Andar . Savassi  . Belo Horizonte . MG, 30130-138 

contato@lynchcapital.com.br | 31-32252507

A LYNCH CAPITAL SECURITIZADORA S.A. não é uma instituição financeira. Esta empresa é uma companhia securitizadora de ativos empresariais, operacionalizada através do modelo organizacional de Sociedade Anônima (S.A), de capital fechado, cujo objeto social consiste exclusivamente na aquisição e securitização de ativos empresariais, processo do qual ativos são adquiridos e transformados em lastro para títulos e valores mobiliários (debêntures) vendidos a investidores no âmbito privado. Nossa empresa não faz empréstimos para pessoas físicas ou jurídicas, não solicitamos pagamento de comissão e não realizamos operações de financiamento ou quaisquer outras operações privativas e exclusivas de instituições financeiras. Esteja atento a fraudes. Investimento responsável é investimento consciente.

©2021 by Lynch Capital. 

bottom of page